Comportamento organizacional
1.1 – Princípios, Importância e conceitos de Comportamento Organizacional
O comportamento organizacional é a área da administração, que busca avaliar a importância de um indivíduo dentro de uma empresa. Esse estudo teve início no século XX durante a evolução da sociedade industrial, á medida que as atividades humanas começaram a envolver mais indivíduos e maiores volumes de recursos. Mesmo sendo difícil controlar o comportamento humano, os propósitos destes estudos, visam o futuro, identificando causas ou razões que impulsionaram determinados fatos, aumentando assim, a produtividade e a qualidade dos produtos, reduzindo a rotatividade e promovendo a cidadania organizacional de uma empresa. Neste estudo observam-se também suas variáveis que é estrutura, clima, cultura organizacional, ambiente do trabalho, planejamento de trabalho e habilidades interpessoais.
Compreender as organizações é um desafio necessário nos dias atuais, pois, uma empresa não se constrói apenas de números, balanços e patrimônios que são tangíveis, é muito mais do que isso, uma organização se forma á partir dos líderes que a conduzem passando seus valores e princípios organizacionais.
1.2 – Desafios do Comportamento Organizacional
Estimular os colaboradores, para a renovação e mudanças, para que a empresa se torne cada vez mais competitiva. Saber lidar com as diferenças de personalidades e habilidades de cada pessoa, valorizando os pontos fortes de cada indivíduo. As organizações devem estar preparadas para conviver com a flexibilidade, e imprevisibilidade, para ajudar no suporte dos profissionais com quem trabalham.
1.3 – Comparação entre dois autores sobre a definição de Comportamento Organizacional:
Para o autor Eduardo Soto a motivação é essencial para o funcionamento das organizações. Seja qual for à quantidade de máquinas e equipamentos que uma organização possua esses elementos não poderiam ser utilizados sem que pessoas