Comportamento organizacional
O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente. Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.
Como de forma geral estas questões envolvem as relações de trabalho, os estudos têm enfocado os comportamentos relativos a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, o comportamento organizacional inclui tópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
Segundo Robbins (2006, p.6) “Um campo de estudo que investiga o impacto de indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização”.
O comportamento organizacional esta associado no comportamento humano, no intuito de alcançar, reduzir o absteismo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Suas finalidades são: as explicações, previsão e controle do comportamento humano sendo muito importante, pois há uma dificuldade em monitorar o comportamento humano, o controle consiste em uma contribuição importante para o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia, peça fundamental também na satisfação do cliente, ajudando na melhoria das habilidades