Comportamento organizacional
Passo 2:Elaborar uma definição de Comportamento Organizacional.
Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento humano dentro das organizações, interação entre as pessoas e a organização em si. O principal intuito do CO é explicar, prever e controlar o comportamento.
Passo 3: Definição de CO para Stephen P. Robbins e Andrew J. Dubrin
Segundo Stephen P. Robbins, CO (Comportamento Organizacional) “é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.”
Em outras palavras, o CO aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente. O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como isso afeta o desempenho dessas empresas.
É consenso que o comportamento organizacional inclui motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processo de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
Para Andrew J. Dubrin, autor do livro “Fundamentos do Comportamento Organizacional”, a importância de estudar CO esta relacionado ao processo de conduzir o trabalho e deve ser aplicado em todo ambiente. O comportamento organizacional trata da produtividade, qualidade, diversidade e vantagem competitiva. Assim como exemplificar no livro, um especialista em sistema de informação fracassará em servir seus clientes internos, porque deixar de usar processos interpessoais eficazes.
A vantagem em estudar Comportamento Organizacional: Desenvolvimento das habilidades, crescimento pessoal, melhoria da eficácia organizaonal e apuro e refinamento do bom senso.
Bibliografia/ Fonte: