Comportamento Organizacional
Uma visão geral do caminho a ser trilhado
Hexagrama – Síntese
Temos seis autores, com suas ideias e teorias que ao juntá-las tentamos tirar o melhor deles para trilharmos o melhor caminho, mas o objetivo não é eleger o melhor e sim usar os seus conhecimentos nas nossas experiências pessoal de vida
A teoria de Alfred North Whitehead diz que a educação deve ser útil, com isso ele quer dizer que devemos sempre utilizar o conhecimento aprendido não importando qual seja seu objetivo na vida.
Ele também afirmava que a arte da utilização do conhecimento é algo difícil de comunicar, mas continuava dizendo “É claro que será difícil! Se fosse fácil, o livro deveria ser queimado…”.
A teoria de inteligências múltiplas de Howard Gardner é baseada em três proposições básicas. A primeira é “As pessoas não são iguais”. A segunda diz que um processo educacional funciona de maneira eficiente se as diferenças forem levadas em consideração. A terceira proposição diz que não é possível tratar todas as pessoas se baseando numa única dimensão de inteligência.
A partir daí Gardner estabelece um conjunto de inteligências que são: linguística, lógica-matemática, musical, corporal-cinestésica, espacial, interpessoal e intrapessoal.
Em 1999 ele acrescenta três novas inteligências: inteligência naturalista, inteligência espiritual e inteligência existencial. A teoria de Gardner traz para análise uma série de capacidades das pessoas que antes não eram consideradas. Ele desafiou a crença de uma inteligência unidimensional, o que nos faz pensar em uma questão: O que se pode ser feito para que tais diferenças possam se tornar centrais ao processo de ensino e aprendizagem?
O conceito de Paulo Freire é da consciência critica, no seu ponto de vista os métodos tradicionais de educação são e foram feitos para domesticar, onde torna pessoas que tem um potencial brilhante em monótonos burocratas.
A estratégia de Freire para conseguir uma consciência crítica seria a