Comportamento organizacional
TRABALHO EM EQUIPE
Atualmente mudou-se o conceito de competência. Ser competente não é apenas mostrar o conhecimento específico que tem ou adquiriu com o tempo, mas também ter autonomia para solucionar problemas e disposição para participar ativamente no ambiente de trabalho, tomando decisões e assumindo responsabilidades com base no trabalho em equipe.
Não pode-se esquecer que existe uma grande diferença entre equipe e grupo, pois grupo é um conjunto de pessoas trabalhando com objetivos comuns, geralmente unidos por afinidade. Já a equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas objetivadas.
Para o profissional ter um bom desempenho trabalhando em equipe ele deve saber se comunicar, negociar no grupo, apresentar as próprias idéias, discutir, ser curioso, saber ouvir, valorizar a opinião dos membros do grupo e perceber como a diversidade de visões sobre um mesmo problema enriquece uma discussão.
Para se trabalhar em equipe é necessário que: * o profissional busque e discuta idéias, sem levar em consideração questões pessoais; * os argumentos, as ideias, sugestões, devem ser de forma clara para que todas possam entender sobre o assunto; * o profissional saiba trabalhar com os conflitos que surgem e administrá-los com habilidade e firmeza, pois adversidades de idéias sempre há; * o profissional ceda as vezes é imprescindível, nem sempre a própria opinião é válida; * Saiba criticar, pois críticas são sempre construtivas quando feitas com juízo crítico. Há pessoas que concordam com tudo para não se preocuparem em analisar o trabalho com mais cautela, e há outras que criticam de maneira a atrapalahr o trabalho da equipe; * O grupo amplie ou modifique as idéias através de discussões e acordos para assim resultar numa ação conjunta. É necessário saber que não há espaço para individualismos no trabalho em equipe. Toda atividade é entendida como resultado de um esforço conjunto e, portanto,