Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional - Princípios
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo (ausência dos trabalhadores) e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. Tendo como finalidades a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações.
É importante por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas.
Algumas características do Comportamento Organizacional são:
Engloba conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas.
Voltada para quatro tipos de comportamento: Produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional.
Preocupada com a satisfação no trabalho atrelada a eficiência e a eficácia.
Oportunidades que o Comportamento Organizacional pode produzir:
Aumentar a produtividade e a qualidades dos produtos de uma empresa ( Satisfação constate do cliente mediante o aprimoramento contínuo de todos os processos organizacionais).
Melhoria das habilidades humanas: Motivação, liderança, treinamento, satisfação com trabalho, avaliação de desempenho, comunicação eficiente, etc.
Fortalecimento dos funcionários, equipes auto gerenciadas.
Estimulando a