Comportamento Organizacional
Exemplo: Colocamos uma pessoa numa sala e depois de um tempo pedimos para ela sair e descrever a sala onde esteve. Podemos perceber que ela não descreve tudo que esta na sala. Entre todas as coisas que podia ver na sala, ela lembrou (percebeu) uma pequena parte que chamou sua atenção.
Veja este simples fato mostra que a percepção opera uma seleção de informações que atingem os sentidos. não é que a pessoa não tenha visto, mas ela valorizou algumas coisas e subestimou ou esqueceu outras.
Factores institucionais: O sujeito da percepção, enquanto pessoa, está inserido numa sociedade da qual veicula algumas representações. Estas representações estão institucionalizadas. É assim que numa tribo melanésia, não se procura a semelhança entre dois irmãos porque, segundo o modo como as populações concebem os laços de parentesco, não se parte do princípio que os irmãos tenham que se parecer um com o outro.
Factores pessoais: Um grupo de experimentadores mostrou a alguns sujeitos, que tinham previamente jejuado, figuras bastante ambíguas. Constataram que os sujeitos que estavam cheios de fome viam alimentos e utensílios de cozinha numa proporção nitidamente maior que os sujeitos em estado normal, verificando- se que as percepções se tornavam exclusivamente alimentares à medida que o tempo de jejum aumentava.