Comportamento organizacional
EM ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Autoria: Luiz Antonio Joia, Bernardo Noronha Lemos
RESUMO
O conhecimento tem sido estudado há bastante tempo dentro da área de Administração.
Entretanto, a partir da década de 1990, com o crescimento da economia baseada em ativos intangíveis, as empresas passaram a preocupar-se com o conhecimento existente em suas organizações, assim como com o seu gerenciamento. O objetivo desse trabalho é identificar, exploratoriamente, por meio de um estudo de caso, quais são os fatores relevantes à transferência de conhecimento tácito em uma grande empresa petrolífera brasileira. A presente pesquisa analisa parte relevante da bibliografia acerca da transferência de conhecimento tácito em organizações e, usando abordagem quantitativa baseada em análise fatorial exploratória, coleta evidências visando a identificar, exploratoriamente, os fatores chaves de sucesso à transferência de conhecimento tácito nesta organização em questão.
Como resultado final do trabalho, fatores idiossincráticos, a estratégia de gestão do conhecimento adotada pela empresa e a sua estrutura organizacional são identificados como elementos chaves ao sucesso na transferência de conhecimento tácito na organização. Por fim, são consolidadas e apresentadas proposições derivadas dos resultados obtidos, de modo a que as mesmas sejam testadas em estudo explanatório ulterior, e apresentadas as limitações da pesquisa em questão.
INTRODUÇÃO
O conhecimento e seu gerenciamento têm sido estudados há bastante tempo dentro da área de Administração. Entretanto, na década de 1990, com as mudanças nos fundamentos das economias, de uma ênfase nos recursos tangíveis para os ativos intelectuais, percebeu-se que era necessário mais do que uma abordagem desestruturada para a gestão do conhecimento corporativo para competir dentro deste novo contexto (DAVENPORT; PRUSAK, 2003). O gerenciamento de ativos