Comportamento Organizacional
O Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
As organizações tem funcionalidade importante na vida do ser humano, porque moldam o comportamento de seus membros e podem até influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes tipos organizações, ou até mesmo em grupos organizacionais , incentivando ou não a produtividade, assim como respostas rápidas as estratégias administrativas.
1. O conceito de produtividade significa se a organização é produtiva no alcance de seus objetivos, obtendo resultados ao mais baixo custo possível (eficiência e eficácia). Precisamos descobrir quais são os fatores que influenciam a eficiência e a eficácia dos indivíduos ou colaboradores, dos grupos e da organização como um todo.
2. O conceito de rotatividade é a constante saída e entrada de pessoas da organização, voluntária ou involuntariamente. Um índice muito alto de rotatividade é diretamente proporcional no aumento de custos para recrutamento, seleção e treinamento. Quando a rotatividade exagerada envolve a perda de pessoal valioso, pode prejudicar a eficiência da organização no atingimento de seus objetivos e assim influenciar em seu lucro e alcance de mercado.
3. O conceito de absenteísmo é a ausência do funcionário ao trabalho. É obviamente difícil para uma organização atingir seus objetivos, se seus colaboradores não comparecem para trabalhar. Os Níveis de absenteísmo acima do normal, em qualquer condição, vão causar um impacto direto sobre a eficiência e a eficácia da organização.
Uma das finalidades do estudo do comportamento organizacional corresponde ao direcionamento da previsão e controle do comportamento humano e o impacto deste sobre a organização. A