Comportamento Organizacional
Políticas e Práticas de Recursos Humanos
Práticas de seleção
A finalidade da seleção é adequar às características individuais do candidato a vaga oferecida. Para que essa seleção seja eficaz, vários instrumentos são usados para a seleção. A entrevista é o instrumento mais freqüente, as perguntas devem ser padronizadas, visando o futuro do candidato ao cargo almejado.
O teste escrito inclui inteligência, aptidão, habilidade, interesse e integridade. Há evidencias de que esse teste possa prever avaliações sobre os funcionários como roubo e problemas disciplinares.
O teste de simulação do desempenho foca diretamente nos requisitos relacionado no trabalho, na função a ser executada. São simulações da parte do trabalho ou de todo trabalho. É utilizado na contratação de mão de obra especializada. O teste acontece em centro de avaliações com a supervisão de profissionais treinados, onde eles são submetidos a problemas reais que poderão enfrentar na pratica do seu trabalho.
Programas de treinamento e desenvolvimento Por mais competentes que seja os funcionários, com o passar do tempo as habilidades se deterioram, sendo necessário um treinamento, que pode incluir desde o ensino básico de leitura até cursos avançados de liderança empresarial. Um problema que afeta vários países é a falta de habilidades de linguagem. Em muitos países de terceiro mundo, poucos trabalhadores são alfabetizados ou terminaram os estudos, diminuindo as chances de competição no mercado desses países. Uma solução seria o treinamento básico de linguagem e matemática para os funcionários. Os funcionários precisam de habilidades em matemática para entender os equipamentos e planilhas de processos.
O treinamento técnico também é muito importante para manter os funcionários atualizados com as novas tecnologias e novos modelos de estruturas organizacionais. O treinamento técnico cresce em importância por causa das mudanças constantes.
Todos os