comportamento organizacional
Com as mudanças e crescimento, o homem teve a necessidade de obter mais conhecimento e desenvolvimento. Pois com as evoluções, era necessário busca o mais profundo em vários aspectos as soluções dos problemas que surgiram.
A teoria dos sistemas gerais surgiu por volta de 1950, formulada e desenvolvida pelo economista Kenneth Boulding e pelo biólogo Ludwig Von Bertalanffy.
Sendo fruto da necessidade desse aprofundamento de conhecimento, quando se tornou mais forte a que chamamos de especialização, tendo o objetivo básico de sintetiza às ideias comuns a varias disciplina. O sistema estuda várias partes que se Inter- relacionam, onde cada uma dessas partes tem função especifica e complexas.
Dentro desse sistema coube a Kenneth Boulding organizar o sistema, devido a suas diversidades e complexidades. Sugeriu ele dividi-los em oitos níveis e, em duas categorias, o sistema fechado e aberto.
Os sistemas fechados são:
1. Sistemas Estáticos Simples: Estruturas.
2. Sistemas Dinâmicos Simples: Mecanismo de Relógio.
3. Sistema Cibernético Simples: Termostato
Sistema Abertos:
4. Sistema Aberto Auto Regulável: Célula
5. Vida Vegetal
6. Reino Animal
7. Ser Humano
8. Organização Social
É importante destacar que no sistema há uma característica principal: o Inter - Relacionamento com o meio exterior. Sendo também de extrema importância a organização social onde se Inter – Relaciona com todo o sistema.
Comportamento e características de um sistema.
Fala sobre o sistema aberto, que é dividido em tópicos:
1. Insumos (entradas de inputs) - A base necessária para começar a desenvolver uma organização, são os recursos financeiros, pessoas e maquinas.
2. Processamento – O próprio nome já diz é o processo que será realizado através dos insumos, por meio de tarefas empregadas que resultarão na realização de uma meta ou objetivo desejado.
3. Exsumos – Após ser realizado o primeiro tópico que é a base e o 2 que é o