Comportamento Organizacional
O conhecimento é um diferencial que se deve destacar em cada empresa, por isso, deve se valer para buscar sua permanência e evolução dentro do mercado. A eficiência, eficácia e o comportamento organizacional devem ser compreendidos, trabalhados e estimulados. A eficiência é a capacidade de efetuar um serviço e/ou produto de qualidade no menor tempo e custo, a ela está ligado o desempenho. Eficácia é fazer o que é necessário para alcançar o objetivo que dentro da organização, é o produto que gerará o lucro. Para utilizar estas duas ferramentas é necessário que a empresa tenha o domínio sobre o comportamento organizacional, que são as formas que as pessoas se conhecem e trocam seus conhecimentos se valendo deste instrumento para aliar-se com a cultura da empresa, contribuindo assim para a excelência do produto ou serviço.
No decorrer do trabalho serão abordados os aspectos que contribuem para o desenvolvimento de cada instituição que visa produzir um produto/serviço que satisfaça as necessidades do seu cliente.
Capitulo 1
Comportamento Organizacional Organização é formada por pessoas que pensam, planejam e executam; por processos de entrada/transformação e saídas; é composta por pessoas em busca de um objetivo, formando uma estrutura que utiliza de tecnologia disponível e reagem ao meio ambiente que pode ser interno ou externo. O comportamento organizacional trabalha para interpretar essa relação pessoas x processos, visando garantir a efetividade e fluidez desta relação. É o modo de como certo grupo de indivíduos que compartilham interesses mútuos agem para atender as demandas da sociedade. Podendo ser entendido também como as reações e interações que um grupo de pessoas reage diante de uma organização. Ana Cristina Limongi-França, no seu livro Comportamento organizacional- Conceitos e praticas, define como um estudo do conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas dentro do ambiente de trabalho. Refere-se à