Comportamento organizacional
Conceito de comportamento: Porto em latim, significa levar. Em português passou a forma reflexiva: Portar-se. O prefixo "com" denota um modo global de levar-se, portar-se. É o conjunto organizado das operações selecionadas em função das informações recebidas do ambiente através das quais o indivíduo integra as suas tendências.
Comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho a interação da empresa e das pessoas, visando o crescimento da organização e o crescimento pessoal. Consiste no estudo sistemático do comportamento humano para melhorar a produtividade.
Uma organização é o conjunto de pessoas que atuam juntas com o mesmo propósito. As organizações são instrumentos sociais onde pessoas combinam seus esforços e conhecimentos em um propósito comum. As organizações não são inertes, elas nascem, crescem, vivem e morrem.
O CO engloba vários conceitos como psicologia, sociologia e administração. Ele é voltado para a produtividade, rotatividade, abscenteísmo e cidadania.
O CO também está relacionado com o comportamento grupal: Normas, papeis, construção de equipes e conflito.
Os objetivos e também os desafios do comportamento organizacional são:
Aumento da produtividade, melhoria das habilidades humanas, fortalecer pessoas, responder a globalização, estimular a inovação e mudança e lidar com a temporariedade.
Por outro lado, um dos desafios do comportamento organizacional é que ele pode ser visível apenas parcialmente. Existem aspectos visíveis e superficiais do CO, como as estratégias adotadas, a estrutura organizacional, a autoridade formal e cadeia de comando e a tecnologia utilizada. Há também os aspectos invisíveis e profundos do CO, como percepções e atitudes individuais, normas grupais, interações informais e conflitos que são dificilmente percebidos nas organizações, mas que dinamizam o comportamento de pessoas e grupos.
Podemos concluir que a finalidade de CO é