Comportamento organizacional
Eficiência e eficácia, palavras parecidas, significados bem diferentes. E são essas, duas das mais importantes qualidades que uma pessoa ou um grupo pode ter. A eficiência representa a forma adequada de se alcançar um objetivo, a matéria prima utilizada, o tempo gasto, a diminuição de custos; já a eficácia é focada à conclusão, ao resultado, independe do processo. Contudo entende-se que o ideal é que a eficiência e a eficácia andem juntas. Paulo Sandroni, em 1996, resume bem essa ideia: “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”.
No mundo contemporâneo o trabalho em grupo vem sendo muito valorizado, pois dos grupos surgem equipes de grande potencial, equipes eficientes e eficazes, mas é claro, para que isso aconteça é extremamente necessária a presença de um bom líder, pois é ele quem vai influenciar a equipe. A soma de conhecimentos, cultura e criatividade de colaboradores seguida de uma boa liderança facilita sem dúvida alguma a solução de problemas, criação de novas ideias, etc. Esse é um dos principais fatores que gera cada vez mais inovações, e são tantas, e tão diversas que é preciso conceituá-las para que possa se definir o que realmente é inovação nos dias atuais.
Capitulo 1
Conceitos de Comportamento Organizacional e Sistemas Abertos e Fechados
Comportamento Organizacional trata-se de uma área que busca avaliar o comportamento dos indivíduos dentro de uma empresa em meio a sociedade, buscando fazer com que várias pessoas de diferentes culturas passem a ser respeitadas todas de uma mesma maneira, facilitando assim o aumento e