Comportamento organizacional
Ciências comportamentais: surgimento e influência
O termo Ciência Comportamental começou a ser usado em um passado relativamente recente, no início da década de 50.
CO é uma área de conhecimento relativamente nova. Para melhor compreender as pessoas, as organizações e o contexto, os pesquisadores e praticantes do CO tinham de contar com informações provenientes de muitas disciplinas diferentes. Tais informações de caráter variado e complexo, uma vez processadas e ordenadas, nos permitem estudar o funcionamento das pessoas nas organizações e nos levar além da simples intuição, mesmo sendo de extrema relevância. O que passou a acontecer é que além do conhecimento intuitivo, passamos a ter também o conhecimento da ciência e disciplinas variadas.
Contribuições interdisciplinares
O CO é uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento. Trata-se de um campo interdisciplinar que compartilha conceitos de várias outras ciências sociais:
A Psicologia ajuda a compreender os microproblemas da vida organizacional: percepção, motivação, aprendizagem e a dinâmica de pequenos grupos.
A teoria psicossocial explica o comportamento dos grupos: poder, liderança, conflito, stress, avaliação de desempenho.
A Sociologia afeta o CO especialmente no nível macro: o ambiente organizacional, tecnologia, estrutura, conflito e mudança. A Antropologia contribui para uma análise cultural.
A Ciência Política contribui especialmente para um melhor entendimento do poder; como este se distribui na organização.
Como efetuar o estudo de CO
O Comportamento Organizacional baseia-se no método científico, que prevê observação, predição e mensuração. O método científico nos auxilia a explicar e, até certo ponto, predizer o comportamento das pessoas na