Comportamento organizacional
Comportamento Organizacional é o estudo da estrutura, dos funcionários e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas, no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
As pessoas que supervisionam as atividades das outras e que são responsáveis pelo alcance dos objetivos nessas organizações são os administradores. Para garantir que as coisas caminhem como devem, o administrador precisa monitorar o desempenho da organização.
Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho na mesma.
O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia e as ciências políticas.
UM MUNDO EM MUDANÇA
A época em que vivemos está sujeita a muitas mudanças, seja sob qualquer aspecto, como o caráter social, político e econômico.
Uma forma de compreendermos estas mudanças é utilizando o modelo PESTLEE, que se trata de analisarmos Políticas, Econômicas, Sociais, Tecnológicas, Legais, Ecológicas e Éticas.
De trinta em trinta anos, aproximadamente, uma nova ciência ou tecnologia revolucionária interfere na sociedade. Ao observarmos o séc. XX, vimos que ocorreram três ondas no desenvolvimento tecnológico, a Química, a Física e a Tecnologia da Informação.
A próxima onda esta em andamento e é a da Biologia, que se refere a biociências e genética que contribuem na saúde e na produção de alimentos geneticamente modificados.
Com tantos avanços, a globalização se intensifica cada vez mais. Com esse dinamismo nas regiões, logo se formarão grandes pólos, tais como as regiões metropolitanas.
Desse modo, poderemos ter acesso mais profundo a