Comportamento organizacional
Passo 1:
1-) No que consiste o conceito de inovação?
Inovar é ter uma ideia que seus concorrentes ainda não tiveram e implantá-la com sucesso. Seu foco nas empresas é o desempenho econômico e a criação de valor no processo. Ela é uma iniciativa modesta e revolucionária. Consiste também em trazer um ar novo para a companhia, com uma visão diferenciada para os processos como um todo, seja para crescer perpetuar ou até sobreviver. Seus principais conceitos são: Desenvolver novos produtos ou serviços, alterar ou melhorar os métodos de produção existentes, imitar os líderes em inovação, adaptar as tecnologias desenvolvidas por outros às necessidades da empresa e melhorar o desempenho de técnicas existentes.
2-) Como a personalidade pode interferir no processo de implantação de novos conceitos?
A personalidade interfere diretamente no processo de inovação, pois as pessoas mais antigas com personalidades mais cartesianas “sempre foi assim”, muitas vezes impossibilitam inovar-se, pois sente incomodada com a inovação. Pessoas com personalidade forte, opinião própria, “acha que só ele tem razão” também impossibilitam no processo de inovação. Mas cabe a própria pessoa ou até mesmo seu gestor, estar desenvolvendo a cultura de inovação, caso mesmo com o desenvolvimento não sendo um sucesso, cabe ao gestor avaliar se vale a pena ter essa pessoa de personalidade forte em sua equipe. Já os mais novos com mentalidade aberta “sair fora da caixa” , mesmo com personalidade forte ainda um gestor consegue trabalhar com essa pessoa, pois sua personalidade é usada para agregar ao processo de inovação.
3-) A motivação está atrelada aos traços de personalidade?
Sim. Pessoas com personalidade de contagiar, pode revolucionar ou até mesmo acabar com uma equipe. Se a pessoa tem uma personalidade de contagiar negativamente, não há estimulo algum que faça essa pessoa pensar ou agir de forma