comportamento organizacional
Capítulo 8
1) Para Robbins (2007), um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se juntam visando à obtenção de um determinado objetivo.
Esta definição de grupo leva à seguinte compreensão EXCETO:
Resposta: c) No grupo, as pessoas se juntam-se para valorizar a individualidade.
2) Algumas empresas possuem programas para melhorar a qualidade de vida de seus funcionários. Um exemplo de programa de qualidade de vida no trabalho são os torneios esportivos. Quando os funcionários de uma empresa participam desses torneios, podemos dizer que estão reunidos em qual tipo de grupo?
Resposta: c) Grupo de Interesse.
3) Não existe uma razão única para as pessoas juntarem-se em grupos. Como a maioria pertence a diversos grupos simultaneamente, é óbvio que cada um deles oferece um tipo de benefício diferente.
Descreva três motivos que pelos quais reúnem-se em grupos.
Respostas: Segurança: as pessoas podem reduzir a insegurança de se sentirem sós. Elas se sentem mais fortes e destemidas a ameaças.
Status: as pessoas sentam a necessidade de ser incluso em um grupo, que é visto como importante pelos outros, o que proporciona reconhecimento e status para seus membros.
Poder: as coisas que podem ser obtidas individualmente geralmente se tornam possíveis através da ação grupal.
4) A respeito dos estágios de desenvolvimento do grupo, julgue as seguintes afirmativas:
I. Os grupos desenvolvem-se em uma sequência padronizadas de estágios, à exceção dos grupos de tarefas.
II. Os estágios de formação é aquele onde os membros aceitam a existência do grupo, mas há um conflito sobre a escolha da liderança.
III. No estágio de desempenho, as pessoas já se conhecem e o esforço delas está no desempenho da tarefa que será realizada.
IV. A interrupção é o estágio do grupo onde mais acontecem conflitos de relacionamento humano.
V. Mesmo existindo argumentos a favor do modelo de cinco estágios, alguns