Comportamento organizacional
Questionário
2011
Questionário distribuído em aula com 18 questões, sendo as primeiras 8 já entregues em aula.
2° Parte – Conflitos e negociação;
9: Defina Conflito:
R: Qualquer desacordo que rompe o fluxo normal e rotineiro de trabalho, sendo este um componente inevitável das relações humanas sejam elas de trabalho ou não, que se originam do simples fato de cada pessoas possui um ponto de vista diferente de seu colega, sendo esses pontos de vistas defendidos de maneira infusiva por seu interlocutor.
10: Citar conselhos para os administradores reduzirem os conflitos: 1- ADAPTAÇÃO Diferenças de personalidades são uma das principais causas de confrontos. Aprender a se adaptar aos vários estilos de comportamento e compreendê-los pode manter o conflito saudável ou mesmo prevenir os desnecessários.
2- SAIBA OUVIR Há várias maneiras de ouvir. Escute pelo prazer da experiência, relaxando enquanto ouve; mostre empatia com quem está falando; organize e dê sentido à informação recebida e, por fim, ouça com a intenção de tomar atitude e "resolver" a questão.
3- COMO DIZER O que e como dizemos são formas de comunicação que podem funcionar como geradores ou barreiras de um desentendimento. Evite o tom autoritário e acusador, seja lógica e racional até certo ponto e sem ser evasiva, impedindo que o processo de resolução do conflito aconteça.
4- NÃO ASSUMA POSIÇÃO Conflitos se tornam complexos quando as pessoas são rígidas em relação a um único modo de conseguir o que querem. Essa rigidez causa discussões infindáveis, com cada um argumentando sua posição. Somos criaturas inteligentes e podemos pensar em múltiplas soluções para qualquer problema.
5- ABAIXO O EGOÍSMO Alguns indivíduos vêem o mundo apenas de seu modo. O amor-próprio é essencial para uma vida plena de realizações e não há nada errado nisso.