Comportamento organizacional
1 – Introdução
2 – Comportamento humano e organizacional na segurança do trabalho
3 – Psicologia da segurança no trabalho
4 – Conceito de comportamento seguro
5 – Comportamento seguro e educação para segurança
6 – Percepção de risco
7 – Comportamento seguro e sua aplicação nos sistemas de gestão de SST
8 – Conclusão
9 – Referências bibliográficas
1 – INTRODUÇÃO
Os acidentes e doenças do trabalho representam hoje um grande desafio para gestores, especialistas e trabalhadores.
O Brasil é, atualmente, o quarto país do mundo em acidentes de trabalho. Para transformarmos positivamente este quadro, muitos são os investimentos exigidos, entre eles: mudanças na legislação e políticas públicas, melhoria de tecnologia, utilização de equipamentos de proteção, sistemas de gestão e implantação de programas. Porém, para a construção de um ambiente de trabalho seguro e saudável é preciso mais do que isso. Um dos fatores determinantes nessa busca é o comportamento humano, já que cerca de 80% dos acidentes de trabalho no país é decorrente de aspectos emocionais, o que o torna uma prioridade na Gestão da Saúde e Segurança.
2 - COMPORTAMENTO HUMANO E ORGANIZACIONAL NA SEGURANÇA DO TRABALHO
COMPORTAMENTO SEGURO - CIÊNCIA E SENSO COMUM NA GESTÃO DOS ASPECTOS HUMANOS EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
“Ato inseguro, o grande vilão da segurança”. “O problema é trabalhar no piloto-automático”. “É o excesso de confiança”. Frases como esta vêm sendo ouvidas pelos trabalhadores em treinamentos de segurança, em palestras de SIPAT, em reconstituições de acidentes e outros momentos nos quais a grande interrogação é: como fazer com que as pessoas se cuidem no trabalho? Geralmente a resposta para esta pergunta remete à noção de Comportamento Seguro.
Em segurança, grandes avanços foram realizados no que diz respeito aos aspectos ambientais, tecnológicos, legais e organizacionais e