Comportamento organizacional
OS EXECUTIVOS.
Alocar recursos, dirigir as atividades de outros com o intuito de atingir determinados objetivos e tomar decisões, são as Atividades de um Executivo, que realizam trabalhos por meio de trabalhos de outras pessoas. Trabalham em uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum, ou seja, uma Organização.
Tem como Funções: Planejar, Organizar, Controlar e Liderar. - Planejamento: Engloba a definição das metas da organização, para o alcance dessas metas, desenvolve estratégias e planos para integrar e coordenar as atividades. - Organização: Determina quais tarefas devem ser feitas, quem irá realizá-las, como serão agrupadas, quem se reporta a quem e em que circunstancias as decisões serão tomadas. - Liderança: Inclui Motivação dos funcionários, a direção do trabalhos deles, as seleção dos canais mais eficientes de comunicação e a de conflitos. - Controle: Monitoramento das atividades, para que sejam realizada de acordo com o planejado, e a corre-ção de quaisquer desvios significativos.
SEGUNDO MINTZBERG, O PAPEL DOS EXECUTIVOS:
- Interpessoal; Figura de proa – Símbolo de liderança, desempenho de atividades rotineiras de natureza legal ou social; Líder – Responsável pela motivação e direção dos subordinados; Ligação – Mantém uma rede externa de contatos que fornece favores e informações.
- Informação; Monitor: Recebe informações internas e externas da organização. Disseminador: Transmite as informações externas ou de subordinados para os demais membros da organização. Porta-voz: Atua como especialista no setor econômico da organização, transmitindo informações externamente sobre, planos, políticas,ações e resultados.
- Decisões; Empreendedor – Busca oportunidade dentro do ambiente organizacional e inicia projetos de mudança. gerenciador de