Comportamento organizacional
O comportamento organizacional estuda, investiga os impactos, as atitudes e comportamentos que os indivíduos têm sobre uma organização.
Toda organização é composta de indivíduos que são interdependentes uns dos outros, para poder então, cada um fazendo o que lhe é proposto, chegando ao objetivo final. Porém, temos que considerar que cada indivíduo é um ser único: existem diferenças que muitas vezes são gritantes de um para o outro, como culturas diferenciadas, tradições, valores, rotinas, idéias e principalmente, a linguagem de comunicação !
Por isso, hoje, cada vez mais as empresas e organizações estão implantando o sistema de comportamento organizacional, para poderem evidenciar o potencial, as habilidades de cada indivíduo, ( fator motivação ), e consequentemente, exerce com mais confiança e acaba tendo um desempenho bem melhor.
Então, estuda – se cada área dessa organização, onde em cada etapa, em cada setor, pode – se conhecer melhor o indivíduo que exerce tal função, se ele está realmente apto para tal, ou se enquadraria melhor desempenhando outra atividade ( fator percepção ). Nesse processo, vai sendo estabelecido um grau de comunicação entre as partes, onde no final, todos “falarão a mesma língua”, ou seja, além de acabar com algumas barreiras que se formam em uma organização, o que se verá no final desse processo é uma organização completamente integrada e coordenada, uma organização que interage entre si e também com o meio que está, e que conseguirá com uma facilidade muito maior chegar no produto final ( fator mudança ).
É à partir desse processo que se constitui os níveis hierárquicos dentro de uma organização.
Porém alguns autores divergem sobre o conceito organizacional, apesar de concordarem em certos pontos, em outros pontos pensam de maneiras bem diferentes.
Podemos citar as idéias de Weber ( 1978 ) que aborda as organizações como “burocráticas” , e a lógica que move a sociedade moderna ainda