Comportamento organizacional e visao sistemica
As profundas e rápidas transformações no mundo organizacional estão requerendo dos profissionais uma revisão de suas formas de atuação, as organizações preocupam-se com a estrutura organizacional e com a distribuição de suas funções, de forma que esse conjunto possa realizar um bom trabalho.
O estudo do comportamento organizacional e o pensamento sistêmico podem proporcionar o desenvolvimento das organizações e um bem-estar maior sobre as pessoas contribuindo assim para uma sociedade melhor.
Definição de Comportamento Organizacional:
O comportamento organizacional é um estudo que pesquisa o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
Ou seja, consiste no estudo continuo do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos e grupos no local de trabalho, a fim de reduzir os seus efeitos negativos e promover a interação entre pessoas e a organização entre si tornando o ambiente de trabalho melhor e mais eficiente.
O que é pensamento sistêmico?
Pensamento sistêmico é uma nova visão realista do conhecimento humano em relação à educação, cultura e a sociedade, surgiu no século XX tendo como representantes, cientistas, pesquisadores, filósofos, e intelectuais de vários campos.
Através desse estudo foi percebido que esses problemas não podem ser entendidos isoladamente, todos fazem parte de um só sistema, mas sendo com que cada um estabeleça a natureza de suas relações
Pensamento sistêmico.
O pensamento sistêmico nos ensina a ter equilíbrio entre nosso corpo, mente e meio ambiente, influenciando no nosso bem-estar, e nos mostra que nos somos responsáveis pela nossa administração física, mental e biológica e por isso não podemos deixar que outro elemento nos administre de forma a prejudicar nosso bem-estar sendo ele sem equilíbrio biofisicosocial
Líder na gestão de mudanças.