Comportamento organizacioanal
Alessandra Fatima Melo Oliveira Silva– RA 353539
Maria das Dores Medeiros – RA 364588
Maria Helana Pereira da Silva – RA 382442
Graziela Ribeito Santos Borges – RA 34971
Wanellyton Teixeira Bueno – RA 372854
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
UBERLÂNDIA - 2012
Introdução
Comportamento Organizacional
Comportamento organizacional se destaca em princípios estabelecidos dentro de uma empresa para que todos os departamentos cumpram com suas obrigações, fazendo com que as funções desempenhadas sejam executadas de forma correta e objetivas. O campo do comportamento organizacional é munido de estudos e pesquisas, proporcionando aos administradores um vasto conjunto de ferramentas eficazes para alcançar os resultados.
Aspectos como percepção, atitudes, valores, crenças, diversidades, assédio moral e processos tornam-se essenciais para um modelo de gestão que supere as expectativas. Capacitar o individuo, e as organizações para os desafios do futuro, exige um amplo aprendizado de novas formas de comportamento de todos os participantes da organização. Avaliar pessoas, processos de grupos, cultura geral e o modo como esses processos interagem entre si, passou a ser uma regra essencial de qualquer administrador que visa o sucesso no vasto mundo dos negócios e das organizações.
CAPÍTULO 1
Conceito
Podemos definir Comportamento Organizacional, sendo um campo de estudos voltado para prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto empresarial.
Consideram-se, três importantes aspectos:
- observação interna do indivíduo;
- observação interna do indivíduo, quanto como membros de unidades sociais maiores;
- observação das unidades sociais maiores – grupos e organizações.
As organizações são as pessoas que nelas operam a mão-de-obra, os indivíduos, os quais mantêm o produto bom, continuo e de qualidade,