Gestão da produção de operações
O método ABC (Activity Based Costing) consiste num método contabilístico que tem como função garantir a imputação dos custos de forma mais exacta. A utilização deste método permite às empresas analisarem os custos, associando-os às actividades que geram os produtos/ serviços, dividindo estes últimos em 3 classes (classe A, B ou C) consoante o seu valor financeiro e o número de produtos de cada classe.
Uma das vantagens deste método é o facto de possibilitar a eliminação ou redução das actividades que não agregam valor ao produto, por outro lado, a necessidade de revisão constante constitui uma desvantagem do método estudado.
Como exemplo apresento o caso do cultivo de hortaliças (http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero2v3/hortalica.pdf) em que foi utilizado o método ABC. Neste caso a sua utilização permite uma melhor visão das actividades que consomem mais recursos e, por consequência, possibilita um controle dos gastos direccionados conforme o interesse da empresa, ou seja, as actividades foram estruturadas de forma a criar, por um lado, as “macro-actividades” que têm como finalidade principal o apuramento do custo de cada cultivo, e as “micro-actividades” que têm como objectivo principal direccionar o consumo de recursos.
Um outro exemplo prático deste método, é no caso de este ser utilizado no serviço de processamento de roupas de um hospital, tal como verificamos no link (http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v5_n2/apuracao_dos_custos_na_organizacoes.pdf). Nestes casos, como noutros em que este método seja usado, é possível obter informações operacionais valiosas para a administração dos serviços, já que assim se podem apurar com maior exactidão os custos dos seus serviços, determinar a eficiência das actividades executadas e identificar novas actividades com o intuito de melhorar o desempenho futuro da empresa.
Parte II Como se sabe as previsões são importantes na medida em que ajudam a antever, o que poderá