Comportamento do cliente e comunicação eficaz
Augusto César Gontijo Silva¹
Marcos Rogério Maioli²
RESUMO
O estudo em questão constitui-se de uma pesquisa de campo de natureza acadêmica que se ancora e respalda nos conhecimentos científicos de autores de renome da área de administração de empresas. O tema nos remete a questões internas, pessoais e complexas, por isso bastante polêmico, uma vez que, os clientes abordados são seres distintos, em formação e transformação. A comunicação é aqui vista sob a óptica da “mola propulsora” que alavanca as negociações, assim sendo enfatiza-se nesse estudo considerações sobre a ética e responsabilidade social a luz do embasamento teórico de KOTLER (2000), DAVENPORT (2001), MOWEN (2003), CHIAVENATO (1994). A base primordial da pesquisa alinha o contexto da própria História do país – econômica e social -, às tendências, ao comportamento do mercado e às nuanças das classes consumidoras, tendo sempre em foco o cliente, como resultante de uma revisita a literaturas específicas e de pesquisa, reconstituindo a trajetória do processo de compra até a aquisição final. A conclusão do trabalho aponta para a constatação de que a comunicação nos permite dar o primeiro e mais importante passo numa negociação que é o entendimento claro da identificação correta da necessidade a que se busca atender aliada ao conhecimento explícito e implícito do cliente que se busca satisfazer, assim se assegura a política da negociação que está fadada ao sucesso.
Palavras-chave: Administração de empresas. Comunicação. Clientes. Mercado. Consumo.
¹Augusto César Gontijo Silva - FACINTER – Faculdade Internacional de Curitiba. MBA – Administração de Empresas - PAP Bom Despacho (MG).
² Professor orientador: Marcos Rogério Maioli FACINTER – Faculdade Internacional de Curitiba.
INTRODUÇÃO
Poder analisar e conhecer o comportamento do cliente para melhorar e criar novos métodos para crescer os negócios, motivando seus