COMUNICAÇÃO
Funções da comunicação
O processo de comunicação
Direção da comunicação
Comunicação organizacional
Escolha do canal de comunicação
Barreiras para a comunicação eficaz
Comunicação não-verbal.
A comunicação pode ser concebida como a troca de informação simples ou complexa entre um interlocutor designado de emissor (E) e um receptor (R) e através dessa troca, o (E) codifica uma mensagem e o (R) procura decodificá-la atribuindo significados aos vários elementos que compõem a mesma.
Um dos problemas do processo comunicacional e que será, entretanto aprofundado tem a ver com o fato dos significados atribuídos a uma comunicação do emissor não serem necessariamente os mesmos que o receptor lhes dá.
Também ao nível da literatura são várias as definições que podemos encontrar:
“A comunicação é processo gerador de comportamento organizacional e o resultado da interação simbólica entre os membros da organização, o que implica que uma das suas competências seja promover e gerir a criação de significados simbólicos nas organizações.” (Ricardo, 2006:1).
“Comunicar é como sabemos, tornar comum uma realidade, uma informação, uma ideia, um pensamento ou uma atitude, através de qualquer meio efetivo.”
“Como tal exige a presença de um conjunto de elementos: um emissor ou fonte, um receptor ou destinatário, uma mensagem, um canal, uma situação ou circunstância e uma intenção, propósito ou necessidade” (Ruão, 1999:3).
Dada à diversidade de definições torna-se importante refletir sobre as várias dimensões do processo de comunicação que serão abordadas no ponto seguinte.
I. Funções da Comunicação
A comunicação serve a quatro grandes funções dentro de um grupo ou organização: controle, motivação, expressão emocional e informação.
A comunicação funciona para controlar o comportamento dos membros da equipe de várias formas. Dependendo do tamanho da organização,