comportamento de compra e consumo
Quando pensamos nos níveis de análise do consumidor destacamos os quatro principais: análise da sociedade, dos setores, do segmento de mercado e de consumidores específicos. Pensando nestes níveis de análise, onde percebemos uma hierarquia de importância, ou, se preferir, um afunilamento de análise (partindo dos mais complexos - sociedade, para os mais íntimos - consumidores específicos), quando nos deparamos com uma situação na qual uma empresa de refrigerante aposta as suas fichas em um produto funcional - aquele que além de satisfazer as necessidades do consumidor ainda procuram cuidar do funcionamento do corpo humano - como o Enviga (Coca-Cola/Nestlé - o refrigerante que emagrece), estamos nos referindo ao nível: a.
Análise do Segmento do Mercado - o produto refere-se a segmentos específicos de consumidores, mais precisamente, ocorreu uma segmentação de mercado para identificar padrões semelhantes de compra como aqueles que buscam a saúde e o bem estar no consumo de produtos e serviços, ou seja, aqueles que se preocupam com a sua saúde e bem estar. b.
Análise do Produto - foi analisado o produto para que posteriormente, houvesse a análise do comportamento do consumidor. c.
Análise do Setor - representa uma atuação voltada a um setor competitivo ao extremo, como o de refrigerantes funcionais que a cada dia possuem mais players disputando parcelas cada vez menores de mercado. d.
Análise da Sociedade - os consumidores do produto em destaque representam o que conhecemos como a sociedade do consumo, pois estão mais preocupados no consumos em quantidades cada vez maiores. e.
Análise de Consumidores Específicos - o produto se destina a consumidores ligados a mercados específicos, como notamos, ao segmento de produtos