COMPORTAMENTO DE COMPRA E CONSUMO
Com o mercado imobiliário em ritmo acelerado, o setor de construção civil depara-se com um problema. Se antes era a falta de investimentos ou de crédito, agora é a falta de gente qualificada para dar conta dos "pedidos". A mesma situação vivem empresas de outros setores. O tal apagão de profissionais qualificados apresenta-se como um dos principais desafios a serem vencidos pelo RH nesse momento pós-crise, ao menos no Brasil. A ele somam-se outros, como as mudanças na mobilidade de talentos provocada pelos cenários econômicos em vários países, o entendimento sobre os anseios da geração Y e a formação de líderes. (fonte: Revista Melhor, Gestão de Pessoas)
A respeito das expectativas atuais relativas à atuação estratégica da área de gestão de pessoas, pode-se afirmar que:
(I) A área de gestão de pessoas deve estar voltada para o atendimento da padronização das competências dos indivíduos.
PORQUE
(II) Para que a organização alcance seus objetivos, as atribuições relacionadas à área de gestão de pessoas devem envolver estudo da cultura, das competências e do desenvolvimento do comprometimento dos colaboradores da empresa.
A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que:
a.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
b.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
c.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
d.
As duas afirmações são falsas.
e.
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
0,2 pontos
PERGUNTA 2
A Gestão Estratégica de Pessoas, tanto nas grandes, como nas pequenas e médias empresas, representa uma grande oportunidade que não vem sendo explorada pela maioria delas para ganhar mais, ser mais eficaz, criar reputação de marca e sustentabilidade do negócio. Gerenciar estrategicamente as pessoas é uma ciência que, se respeitada e processada adequadamente, certamente impactará – no curto prazo – o