Comportamento assertivo
Formação Modular
CP7 - Cidadania e Profissionalidade
comportamento assertivo vida pessoal, familiar e profissional
assertividade comportamento comunicacional
Assertividade é o mecanismo comportamental de afirmar os próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas. Ao comunicarmos, podemos assumir quatro comportamentos distintos:
Assertivo
Auto-afirmação Capacidade de expressar sentimentos legítimos
Agressivo
Hostilidade Humilhação Insultos Violência
Passivo
Interiorização Autodesvalorização Insegurança Falta de determinação
Manipulador
Insinuação Chantagem Sarcasmo Contradição
A assertividade é o comportamento comunicacional mais adequado a desenvolver nos relacionamentos interpessoais.
Assertividade comportamento comunicacional
Sendo a assertividade o comportamento mais adequado a desenvolver, importa, genericamente, ter em conta os seguintes fatores para o atingir:
Pensar antes de agir e falar: controlar as emoções para evitar um comportamento agressivo perante críticas. Usar a racionalidade. Falar de forma aberta e honesta: através da linguagem verbal e corporal. Dar espaço para que os outros se manifestam da mesma forma. Dizer "não" com segurança: não ferir susceptibilidades nem sentir culpa. Evitar dizer "sim" apenas para agradar às pessoas. Criticar de forma positiva e construtiva: aceitar que os outros pensem de forma diferente. Admitir os próprios erros: reconhecer o erro e pedir desculpa. Abertura ao compromisso e à negociação: a pessoa assertiva não deseja ser a única a tirar partido de uma situação mas também não quer sair a perder. Por isso, está aberta ao diálogo.
Assertividade vida pessoal
A assertividade aplicada à vida pessoal do indivíduo, na relação íntima consigo mesmo, pode refletir-se de forma determinante no seu