O comportamento Assertivo e Agressivo
Além da agressividade muitos outros problemas podem ser detectados nas crianças desde pequenos, e cada um desses problemas surgem por motivos diferentes mas seja qual for o problema o professor deve observar se as crianças tem o comportamento assertivo ou não a partir dai fica "fácil" descobrir os problemas e a soluções para as dificuldades de cada uma.
Geralmente se encontra os problemas observando três tipos de comportamentos diferentes: Comportamento Agressivo, passivo ou assertivo.
O comportamento Agressivo.
Pessoas agressivas agem da seguinte forma: Ao falar com os outros mantém seu olhar fixo, falam em um tom alto, apresentam sempre uma postura desafiadora, e gestos intimidadores. O conteúdo de suas falas sempre demonstram intimidação e ostilidade,e por terem este tipo de comportamento as pessoas agressivas quase sempre conseguem o que querem , mas por sua vez também criam grandes dificuldades em se relacionar com as pessoas.
O comportamento Passivo.
Este comportamento se dá como extremo em comparação ao agressivo, pois sempre abre mão de qualquer coisa para manter bem as suas relações interpessoais. As pessoas passivas têm como principais características olhares baixos e vacilantes, falam sempre em tom baixo e de forma tremula e seus sorrisos são sempre envergonhados. O conteúdo de suas falas costuma demonstrar a sua insegurança, os passivos mantém as relações ainda que isso custe seus direitos e vontades, e apesar de acreditarem que estão cuidando de suas relações acabam deixando que seus objetivos sejam decididos pelos outros,tem muita dificuldade em conseguir aquilo que realmente querem e colocam suas expectativas e responsabilidades nos empenhos dos demais. Essa forma de ser também acaba gerando conflitos com os outros.
O comportamento Assertivo.
Esse estilo de comunicação se fundamenta entre o equilíbrio entre a defesa dos seus próprios direitos e vontades e o cuidado para não violar os direitos e