Lei de ohm
Física Experimental II
Integrantes: Assinaturas:
Ana Carolina Cardoso Giachini
Juliana Brum Cassani
Leonardo Vieira Machado Lêntola
Maria Dulce de Andrade Araújo
Mariana Alves Basilio de Souza
Rafael de Souza Almeida
Professora: Mariana
Turma: VC
Volta Redonda, 10 de janeiro de 2013.
Introdução
A resistividade elétrica é uma característica do material usado na constituição do resistor, neste relatório pretende-se analisar a resistividade de um fio condutor de um determinado material, níquel-cromo com diferentes espessuras, e ferro. Com o intuito de provar a segunda lei de Ohm e observar a relação entre a resistência elétrica e o comprimento e a resistividade de um material mediu-se as intensidades de tensão e calculou-se a resistividade para cada fio condutor.
Objetivo
Verificar experimentalmente a dependência da resistência elétrica com o comprimento e seção reta dos fios metálicos através da medição da tensão e cálculo da resistividade para cada fio condutor utilizado, a fim de compará-las com os valores tabelados encontrados na literatura, além disso, provar a segunda lei de Ohm.
Fundamentação teórica:
Material e equipamentos utilizados:
• Multímetro digital HGL-CE2000N
• Fonte de potência: EA-PS 2032-050
• Cabos e conectores
• Fios condutores de Níquel-Cromo
• Fios condutores de Ferro
• Régua
Procedimentos experimentais:
Em uma fonte foi ajustada uma corrente de aproximadamente 0,5A. Mediu-se, com uma régua, o comprimento de cada fio condutor L1,L2,L3 e L4. Foram realizadas cinco medições a fim de obter um resultado mais preciso.
Aferiu-se a tensão em L1 do primeiro fio condutor ligando o multímetro, na função voltímetro, ao terminal. Esse procedimento foi realizado para os outros comprimentos até L5. Repetiu-se o procedimento para os outros três fios que compunham a