Compliance
9º Congresso de Auditoria Interna e Compliance Ives Pereira Müller
31 de Outubro de 2008
Índice
1. Introdução 2. Principais dados da pesquisa 3. Conclusão • • • Pontos fortes Oportunidades de melhoria Desafios e tendências
© 2008 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados.
2
Introdução
• A pesquisa “Auditoria Interna e Compliance – Desafios e Tendências na Visão dos Heads” foi elaborada pela Deloitte e FEBRABAN e aplicada através do envio de questionários para os Bancos da Comissão de Auditoria Interna e da Comissão de Compliance da FEBRABAN. • Foram obtidas informações junto a 25 Heads de Auditoria e 40 de Compliance, cujos respondentes corresponderam a 68% dos ativos no Sistema Financeiro Nacional.
© 2008 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados.
3
Qual é a percepção do nível de confiança da Alta Administração nas funções de Auditoria Interna e Compliance?
• 65% e 80% dos bancos pesquisados acreditam que o nível de confiança da Alta Administração nos trabalhos de Compliance e de Auditoria Interna respectivamente é Alto.
Compliance
5% 5% 20% Alto 25% Médio Razoável Baixo 65%
Auditoria Interna
Alto Médio Razoável Baixo
80%
© 2008 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados.
4
Estrutura do quadro de profissionais das áreas?
• As atividades de Auditoria Interna e Compliance são predominantemente exercidas por profissionais dos próprios bancos. Entretanto, alguns estão intensificando o uso de profissionais especializados (estatístico, matemático, atuário, mercado segurador, ambiental etc.).
Compliance
5% Com profissionais da própria empresa Com profissionais terceirizados (outsourcing) Com profissionais da própria empresa e terceirizados (co-sourcing) 95% 20%
Auditoria Interna
Com profissionais da própria empresa Com profissionais terceirizados (outsourcing) Com