Complexos regionais
Existe outra forma de regionalizar o Brasil, de uma maneira que capta melhor a situação sócio-econômica e as relações entre sociedade e o espaço natural. Trata-se da divisão do país em três grandes complexos regionais: o Centro-Sul, o Nordeste e a Amazônia.
Ao contrário da divisão regional oficial, esta regionalização não foi feita pelo IBGE. Ela surgiu com o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger no final da década de 60, nela o autor levou em consideração o processo histórico de formação do território brasileiro em especial a industrialização, associado aos aspectos naturais.
Sobre o Complexo Regional Nordeste descreva seus principais aspectos Geomorfológicos?
* Vegetação:
Por estar em uma região muito diversificada, a vegetação do complexo do Nordeste está dividida em alguns biomas.
Na região onde o clima é sazonal (seco durante uma época do ano e chuvoso durante outra) a vegetação é o Cerrado, onde o clima é semiárido sem chuvas e longas secas a vegetação é caracterizada pela Caatinga com plantas xerófitas, herbáceas e arbustos (cactos), já na zona oeste encontramos uma mata de transição a Mata dos Cocais e por fim onde o clima é tropical úmido e perto do litoral temos a vegetação da Mata Atlântica.
* Hidrografia:
Por ser uma região seca seus rios são por muitas vezes temporários, podendo deixar de existir durante algumas épocas do ano, ou seja, podendo secar. Entretanto também possuem rios perenes. O principal rio da região é o São Francisco, é um dos maiores do Brasil, e corta desde o sul da região, passa pelo interior e deságua no Oceano Atlântico, ele é uma verdadeira salvação para a região Nordeste, pois ele auxilia a população que vivem no sertão, também é utilizado na irrigação, na navegação (transporte de cargas) e na existência de hidrelétricas. * Clima:
O clima assim como a vegetação é dividido por áreas, onde é mais próximo da região da linha do Equador o clima é tropical, na região central o