Complexos regionais
Turma: 2ºB
Introdução:
Nesse trabalho será falado sobre os complexos regionais brasileiros, algumas de suas características, economia, relevo, população, atividades comerciais etc
Atualmente o Brasil é dividido em três grandes complexos, Centro-Sul, Nordeste e Amazônia.
Região Centro-Sul
A região centro sul abrange os estados das regiões Sul e Sudeste brasileira (com exceção do norte de Minas Gerais), além dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, sul do Tocantins e do Mato Grosso, e o Distrito Federal
Seu território equivale a 25% do território total brasileiro, porém é a região mais populosa com 68% da população total
Seu relevo é formado por planaltos e serras ao leste com altitudes entre 500m e 1000m
A parte centro-ocidental contém planaltos e chapadas da bacia do Paraná, áreas que em outros tempos receberam grandes derramamentos vulcânicos, o que resultou em um solo extremamente fértil.
Essa região tem predominantemente três climas, tropical de altitude ao leste, a porção sul é subtropical e a parte norte e oeste tem clima tropical seco, toda a região tem quatro estações bem definidas.
A vegetação é bem variada tendo espalhadas por sua extensão, a Mata Atlântica, Mata de Galeria ou ciliar, Mata de Araucárias, e Cerrado.
A divisão centro-sul é a mais populosa com 115 milhões de habitantes, possui a densidade de 53 hab/km², contrastando com algumas partes que possuem apenas cinco hab/km² essa pequena concentração de pessoas é causada pela pecuária extensiva. É uma região altamente urbanizada. Essa região sofreu forte miscigenação indígena, portuguesa e africana, mas também recebeu imigrações alemãs, asiáticas, italianas e espanholas.
Apesar de ser a região com a economia mais dinâmica, ela também sofre com a desigualdade.
A região centro-sul é responsável pela produção da maior parte do PIB brasileiro, a sua base da economia é a