Complexos Regionais
1819 palavras
8 páginas
COMPLEXOS REGIONAIS OU REGIÕES GEOCONÔMICAS Ela surgiu com o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger no final da década de 60. Trata-se da divisão do país em três grandes complexos regionais: o Centro-Sul, o Nordeste e a Amazônia. Levou em consideração o processo histórico de formação do território brasileiro em especial a industrialização, associado aos aspectos naturais.Região Norte
No rio Tocantins, no Estado do Pará, encontra-se a usina hidrelétrica de Tucuruí, a maior da região. Existem ainda usinas menores, como Balbina, no rio Uatumã (Amazonas), e Samuel, no rio Madeira (Rondônia).
Região Norte
A região é o principal reduto de povos indígenas e palco de graves problemas fundiários (questões de acesso à terra), problemas ecológicos (desmatamento, queimadas) e problemas sociais (invasões de domínios indígenas), dentre outros.
Região Norte
É a região em que se localiza a floresta amazônica;
A sua economia baseia-se no extrativismo vegetal de produtos como látex, açaí, madeiras e castanha do Brasil, essenciais à economia do Norte; A região também é rica em minérios, pois é onde está localizada a serra dos Carajás (Pará).
Região Centro-Oeste
Conta com uma ocupação econômica recente;
É onde se localiza a capital do País – Brasília/DF, a cidade com maior renda per capita;
A agroindústria é o setor econômico mais importante da região, maior produtora de soja, sorgo, algodão.
Região Sudeste
É a região mais industrializada;
A agricultura demonstra elevado padrão técnico e boa produtividade;
Abriga mais de 40% da população brasileira e responsável por mais de 50% do produto interno bruto (PIB) nacional.
Região Sul
Apresenta forte influência da imigração europeia, que veio para o País nos séculos XIX e XX.
Conta com uma agricultura competitiva e os melhores índices de qualidade de vida do País. A vegetação rasteira, típica da região, contribui para a criação de rebanhos bovinos, principalmente nos pampas gaúchos.
Região Norte
O governo