Cromatografia
A Cromatografia
- Método físico de separação - As espécies a serem separadas encontram-se distribuídas entre duas fases ; - Uma fase estacionária , fixa e com grande área superficial relativa - Uma fase móvel , um fluido que percola através da fase estacionária .
Classificação dos métodos Cromatográficos
[pic]
O Processo de Separação
- A separação ocorre em função da distribuição da amostra entre as duas fases
- A fase estacionária e - a fase (gasosa) móvel ,chamada de gás de arraste , - é um gás inerte com a função de transportar os componentes de uma amostra através da coluna para serem separados . -
Em função da característica da fase estacionária temos :
- A Cromatografia gás liquido (CGL) e
- A Cromatografia gás sólido (CGS) , onde
- Fase Estacionária é um sólido adsorvente de grande área superficial - Ex. sílica gel , zeolita sintética (peneira molecular) , carvão ativo (vegetal) . A Separação se dá através da adsorção diferencial dos componentes da amostra é geralmente empregada na separação de gases como o N2, O2 , CO2 etc.
- A Cromatografia gás liquido (CGL)
- A fase estacionária é uma fina camada liquida que reveste um suporte inerte e sólido . - A Separação se dá através da distribuição da amostra dentro e fora desta camada , ou seja , a Partição da amostra entre as fases móvel e estacionária (liquida) .
A Separação
- No tempo t1 A e B , entram na coluna tal como se encontram na amostra (uma mistura)
- No tempo t2 as moléculas de B, com maior interação com a fase liquida (estacionária) , começam a se retardar .
- No tempo t3 as moléculas de A já separadas de B , começam a deixar a coluna .
- O componente A (menos retido) deixa a coluna em tempo inferior ao B (mais retido) e após a separação A e B podem ser identificados e ou quantificados .
TEORIA BÁSICA