Complexo de inferioridade
Já perceberam quantas vezes admiramos, elogiamos, amamos e procuramos satisfazer aos outros, mais do que a nós mesmos?
Muitas pessoas têm uma forte tendência de dar ao outro mais valor do que dá a si mesmo, como se o outro fosse o responsável sozinho e exclusivo pela felicidade que vivenciamos, como se o outro fosse tudo e a própria pessoa, nada.
Isso normalmente acontece porque tais pessoas não conseguem visualizar seu próprio valor, normalmente pessoas com complexo de inferioridade trazem consigo uma carência enorme para seu dia-a-dia e não se acham merecedoras de tanta consideração, amor ou alegria como o outro, por isso sua necessidade de auto-afirmação passa a ser enorme e a corroi intensamente, tornando-a uma pessoa insegura e competitiva.
Para uma pessoa que carrega esse complexo, as demais pessoas sempre são mais inteligentes, engraçadas e bonitas que elas, sempre farão mais sucesso e estarão sempre acima, porém nem sempre isso estará definido conscientemente, esse complexo pode estar enraigado em razão de algo de infância e muitas pessoas podem sofrer deste mal e não descobrir por muito tempo.
Esse mal prejudica todo tipo de relacionamento, pois ou a pessoa que sente o complexo de inferioridade se faz de vítima e torna-se uma companhia desagradável ou torna-se competitiva em excesso minando qualquer tipo de contato com as pessoas a sua volta, pois não percebe que estará sempre exigindo do outro mais do que o outro pode ou quer dar e vai sofrer com as reações alheias.
Criticar excessivamente muitas pessoas ou situações sem nenhum motivo aparente é um forte indício de que sua capacidade de se enxergar está distorcida e seu complexo pode estar minando sua energia positiva. Para tentar entender e alcançar a auto-cura do complexo de inferioridade alguns pontos precisam ser compreendidos, vejamos:
1) Que imagem tenho de mim mesmo? (Como você se vê o olhar no espelho? O que não gosta de ver em você?).
2) Você