Teorias da Personalidade
Atividade 03 - Capítulo 2
Nome: Márcia Paula Zavarize Andrade.
01 – Porque o sentimento de inferioridade na teoria de Adler não e vista como um sinal de fraqueza ou anormalidade?
Adler escreveu: "Ser um ser humano significa sentir-se inferior", como isso é comum a todos, não é, portanto, um sinal de fraqueza ou anormalidade. Para ele, os sentimentos de inferioridade são a fonte de toda a luta humana.
02 – E qual o papel no desenvolvimento da Personalidade da compensação?
O crescimento individual é resultado da compensação, da tentativa de superarmos inferioridades reais ou imaginárias. Na vida, somos impulsionados pela necessidade de superar essa sensação de inferioridade e lutar por níveis cada vez mais altos de desenvolvimento.
03 – Como Adler define Complexo de Inferioridade e Superioridade?
Completo de Inferioridade é uma situação que surge quando uma pessoa não consegue compensar seu sentimento normal de inferioridade. Complexo de Superioridade é uma situação que se cria quando uma pessoa supercompensa sensações de inferioridade normais
04 – Adler propôs 04 estilos de vida básicos para lidar como os problemas. Descreva-os.
O Tipo Dominador: apresenta uma atitude dominadora com pouca consciência social e sem consideração pelo outros.
O Tipo Dependente: o tipo humano mais comum para Adler, espera ser satisfeito por outras pessoas e, portanto, se torna dependente delas.
O Tipo Esquivo: não tenta enfrentar os problemas da vida; evitando dificuldades, a pessoa evita qualquer possibilidade de fracasso.
O Tipo Socialmente Útil: colabora com os outros e age de acordo com as necessidades destes. Esse tipo de pessoa lida com problemas dentro de uma estrutura bem desenvolvida e interesse social.
05 – Porque na teoria de Adler a ordem dos filhos teria um impacto social na infância?
Porque mesmo que os irmãos tenham os mesmos pais e vivam na mesma casa, eles não têm ambientes sociais idênticos. Ser mais velho ou mais