Competências
Introdução 2 Desenvolvimento 3 1. Competência 3 2. As três dimensões da competência 4 3. Seis tipos de competências para profissionais da informação 4 4. Competências exigidas 5 Análise crítica 6 Referências bibliográficas 7
Introdução
Vem se notando uma mudança no processo de gestão de organizações desde que a sociedade começou a dar mais valor ao capital humano, exigindo mais que os trabalhadores tenham a capacidade de explorar mais as suas qualidades intelectuais. Neste trabalho veremos a gestão baseada na competência e os aspectos do capital humano, que podem ajudar e muito os novos profissionais a se adequarem ás exigências do mercado de trabalho atual.
Desenvolvimento
Tem-se exigido um novo perfil do profissional, para que ele se adapte ao processo dinâmico produtivo, então ele precisa ser criativo, flexível diante de situações novas no trabalho, que ele também aprenda a interagir com o novo, aprender essas coisas, na maioria das vezes, garante ao profissional certo nível de mobilidade na empresa, e com isso podem vir certos destaques, já que, se ele atender a todos esses “novos requisitos”, pode beneficiar mais ainda a empresa na qual trabalha. O desenvolvimento intelectual da pessoa é um dos principais fatores para o desenvolvimento profissional do mesmo, já que lhe faz agir com mais segurança e competência.
1. Competência
Competência, no senso comum, é compreendida como saber faz qualquer coisa bem, já em termos organizacionais, a competência concentra-se na contribuição do trabalhador para a empresa e como essa contribuição é feita, exigindo-se assim, não uma competência, mas um conjunto delas que envolve tanto um saber geral, quanto um conhecimento específico para o exercício da atividade.
Magalhães et al (1997, p.14) define a competência como sendo um “conjunto de conhecimentos, habilidades e experiências que credenciam um profissional a exercer uma determinada função”.
Philippe Zarifian, na obra