competências
LUCIANO SATHLER ROSA GUIMARÃES*
RESUMO
O artigo aborda os desafios da gestão das NTICs Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito de instituições de Educação Básica e Superior.
A começar pelas barreiras históricas, culturais, técnicas e de sustentabilidade, passa também pelo problema da desigualdade do acesso entre os países mais ricos e a América Latina no que tange à apropriação crítica das novas possibilidades que se abrem. Apresenta os princípios adotados como base para o desenvolvimento da área de EAD - Educação a Distância no IMS Instituto Metodista de Ensino Superior, frutos de um trabalho coletivo e democrático. Indica caminhos e bibliografias, com ênfase na articulação interinstitucional, que podem ser úteis a pesquisadores e gestores interessados pelo tema.
Palavras-chave: Novas tecnologias - Gestão Universitária - Educação a Distância
* Mestre em Administração pela Umesp - Universidade Metodista de São Paulo.
Atua desde o ano 2000 como Coordenador do Centro de Educação
Continuada e a Distância do IMS - Instituto Metodista de Ensino Superior.
SATHLER, L. Gestão de novas tecnologias no contexto educacional. In
BARIAN PERROTTI, E. M.; VIGNERON, J. Novas Tecnologias no contexto educacional: reflexões e relatos de experiências. São Bernardo do
Campo, SP: Umesp, 2003.
52
NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
El conocimiento es un bien social que sólo puede ser generado, transmitido, criticado y recreado en beneficio de la sociedad, en instituciones plurales y libres, que gocen de plena autonomía y libertad académica, pero que posean una profunda conciencia de su responsabilidad y una indeclinable voluntad de servicio en la búsqueda de soluciones a las demandas, necesidades y carencias de la sociedad.
Declaração sobre a Educação Superior para a América Latina e Caribe, UNESCO.
INTRODUÇÃO
Apresentamos no presente artigo algumas abordagens que podem