Competências organizacionais
Os recursos de uma empresa devem ser rentáveis e são constituídos por ativos e capacidades organizacionais.Os ativos organizacionais são dons que uma organização acumulou como resultado de investimento em escala, plantas, localização.As capacidades refletem a sinergia entre esses recursos, ajudando a ganhar a vantagem competitiva.
CAPACIDADES
São conjuntos complexos de habilidades e aprendizado coletivo, o qual assegura a execução de atividades funcionais através de processos organizacionais.A gestão de conhecimentos é a capacidade determinante da organização para efeitos de obtenção de vantagem competitiva. O que interessa é aquilo que traz vantagem competitiva. Utiliza o que tenho dentro da empresa.Quando não tenho, devo pegar no mercado e não se deixar perder dentro da empresa.
ATIVOS ORGANIZACIONAIS
Posso ter ativo elevado, mas se não tiver competência não terei sucesso.O importante é qual a competência específica que eu tenho. Ex: diploma da faculdade é um ativo (tudo igual) competência nunca é igual. Os vencedores são aqueles que adquiriram maior competência.A competência exige que tenhamos uma gestão de conhecimentos (sempre buscando novas competências). Ativos organizacionais podem ser tangíveis ou intangíveis. Tangíveis são aqueles que transformo em dinheiro (diploma) Intangível espera que me leve a vários horizontes (carreira). Não consigo medir em dinheiro, é estimativa. Os ativos podem ser: físicos (terrenos, edifícios, máquinas e equipamentos, etc...), financeiros (forma tangível do dinheiro), de operações (a fábrica, instalações e maquinário tangíveis para produzir produtos e serviços e intangível como sistemas e processos), legais (patentes e copyrights da organização), humanos (empregados – tangível. E conhecimentos, habilidades e competências (intangíveis), mkt (ativos intangíveis - relações com o consumidor, nome da marca e reputação, lealdade do cliente e posicionamento atual no mercado).