Competencia Organizacional
COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL
1. INTRODUÇÃO
Em um cenário de economia globalizada, desenvolvimento tecnológico acelerado, clientes com novas necessidades e expectativas, privatizações e aquisições, o mercado se transforma e exige dos gestores mudanças e rompimentos com antigos modelos para assegurar sua sobrevivência. O que torna uma empresa competitiva é a sua capacidade de desenvolver e criar novos produtos, somada à inovação de processos e tecnologias de produção e fundamentalmente sua capacidade em desenvolver novas competências.
Em função dessa conjuntura, tornam-se primordial para qualquer organização determinar quais são suas competências essenciais e criar um portfolio de competências. As competências organizacionais são aquelas necessárias para o desenvolvimento das atividades dentro das empresas. Já as competências essenciais são as competências capazes de diferenciar uma organização perante a concorrência e o mercado, uma vez que são difíceis de serem imitadas e promovem vantagem competitiva.
Compreender e distinguir melhor as competências de uma organização pode trazer inúmeros benefícios. Quando os gerentes têm opiniões similares sobre as competências mais importantes da sua empresa eles tendem a serem mais coerentes nas decisões voltadas a desenvolver e fortalecer essas competências.
Nesse sentido, este trabalho objetiva apresentar uma ampla discussão referente a estes termos, buscando elucidar todos os aspectos importantes que ajudem os gestores a gerenciar suas competências.
.
2. COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
Competências organizacionais são competências coletivas, que aparecem sob a forma de processos de produção e/ou atendimento, nos quais estão incorporados conhecimentos tácitos e explícitos, sistemas e procedimentos de trabalho, entre outros elementos menos visíveis como princípios, valores e culturas dominantes na organização. Estas competências estariam presentes