Competência, Qualificação e Trabalho Docente
Ana Karinne Vicência
Gilmara Vieira
Keissy Mary
Raquel Patrícia
Tatiane Belizário
RESUMO:
Neste artigo, propõe-se desenvolver uma reflexão sobre a centralidade dos conceitos de qualificação e competência, bem como pontuar as influências de tais noções no currículo escolar. Para isso, discute-se os conceitos das noções de qualificação e competência. A qualificação consiste no saber fazer, e esta é uma forma de alienação do trabalhador, uma vez que este perde o controle sobre o processo de trabalho. Já a noção de competência, consiste no saber ser, o que acaba por individualizar o trabalhador, uma vez que esta busca valorizar características pessoais e comportamentais. Nessa perspectiva, ressalta-se que as noções de qualificação e competência visam apenas utilizar as potencialidades do trabalhador a favor do sistema capitalista.
PALAVRAS-CHAVES: Qualificação; Competência; Currículo.
Relação entre as Noções de Competência e Qualificação
As constantes transformações na sociedade brasileira, decorrentes das mudanças técnico organizacionais no mundo do trabalho, estão suscitando inúmeros debates relativos a temas e problemas que remetem às noções de competência e qualificação. Assim, segundo Manfredi (1998), existe uma disputa histórica onde a preocupação é resgatar e discutir a construção social dos significados que têm sido expostos às noções de competência e qualificação, sendo essas no campo da economia da educação.
Segundo Manfredi (1998), a concepção de qualificação nasce associada à concepção de desenvolvimento socioeconômico dos anos 50 e 60, devido à necessidade de planejar e racionalizar os investimentos do Estado. Ela é considerada como “Capital Humano” partindo da necessidade de formar profissionais com habilidades para atuarem