Rebites Estruturais de Alta Performance
Rebites Estruturais de Alta Performance para Chapas e Perfis Metálicos
Autores:
Ivar Benazzi Junior, Eng. MSc.
Professor Pleno
Coordenador do Núcleo de Corte e Conformação dos Metais (NC2M)
Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (FATEC-So).
Diretor de Vendas e Desenvolvimento da Rivex Comercial e Importadora Ltda.
Elpidio Gilson Caversan, Tecgo.
Professor Assistente
Coordenador Técnico do Núcleo de Corte e Conformação dos Metais (NC2M).
Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (FATEC-So).
Luciana Sgarbi, Enga. MSc. Dra.
Professora Assistente e Membro do Núcleo de Corte e Conformação dos Metais
(NC2M) Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (FATEC-So).
1
Resumo
As projeções de crescimento do Brasil, mesmo as mais conservadoras, indicam a necessidade de fortes investimentos nos setores de infra-estrutura. A demanda por sistemas que assegurem o crescimento de forma sustentável, com o emprego de formas limpas de energia devem ser consideradas na análise e escolha dos meios industriais dessa nova economia.
O presente trabalho apresenta as formas mais modernas de união de chapas e perfis metálicos por meio de rebites estruturais os quais podem ser empregados nos mais diversos setores industriais, os quais inexoravelmente haverá crescimento nos anos que se seguem. Por exemplo: equipamentos de transportes terrestres como trens e ferrovias, caminhões, encarroçadores e baú frigorífico, containers, chassis e bancos automotivos. Construção de embarcações, pontes rolantes e estacionárias. Máquinas pesadas e equipamentos. Usinas de álcool, cana de açúcar, biodiesel e de energia solar. Plantas de perfuração de petróleo e gás.
Mineração e cimento.
Adicionalmente, serão mostradas características técnicas dos rebites e de seus sistemas de instalação, além de análises comparativas com outras formas de união de chapas e perfis metálicos, tais como rebites sólidos, soldagem e sistemas de aparafusamento.
A conclusão do presente