Competência profissional: dimensões do processo de supervisão de estágio
“refletir sobre a competência profissional na supervisão de estágio envolve pensar em todos os âmbitos de intervenção, pois é um processo que está vinculado à formação junto aos estagiários e ao exercício profissional no trabalho cotidiano dos supervisores acadêmicos e de campo”.
Desse modo é preciso compreender as competências e habilidades existentes nas três dimensões da profissão.
A dimensão ético-política é entendida, na concepção de Lewgoy, como elemento mediador constituído por postura crítico-investigativa sobre os fundamentos e o sentido atribuído aos conteúdos, ao método, aos objetivos, tendo como referência a afirmação dos direitos. É alicerçada na ação e no pensamento crítico, na supervisão de estágio.
Alzira Maria Baptista Lewgoy aponta que a direção dada ao trabalho tem como parâmetros os princípios e os fundamentos ético-políticos do projeto profissional, a referência legal do Código de Ética, da Lei que Regulamenta a Profissão e das Diretrizes Curriculares na afirmação dos direitos e do comprometimento com a qualidade da formação e dos serviços prestados aos usuários e que a dimensão ético-política baliza a práxis em oposição à visão utilitarista (Lewgoy, 2009). Para a autora esta dimensão é “cotejada pelas exigências do contexto social, político, econômico e educacional e por desafios de respostas profissionais” (Lewgoy, 2009).
Ressalta-se que o conhecimento dos processos hodiemos terá caráter práxico, um dos escopos do processo da supervisão que atribui concretude ao processo de ensino-aprendizagem pela relação entre pensamento e realidade. Sendo assim, o espaço da supervisão é expressivo por não continuar