supervisao em estagio serviço social
O trabalho apresentado tem o objetivo de possibilitar um maior conhecimento sobre a supervisão de estágio em serviço social, com a finalidade de conhecer o seu papel dentro da formação profissional e da profissão, entender o conceito de Supervisão em Serviço social, bem como o significado da relação entre supervisor e supervisionado, indispensável na formação acadêmica do assistente social.
A supervisão de estágio no serviço social adentra um interessante campo de estudo. Discutir a questão do processo de supervisão na formação profissional do assistente social requer primeiramente que se discuta a concepção e o papel do estágio no processo de formação do profissional, tal como concebida nos projetos pedagógicos realizados pela UFPA, que norteia e orienta tanto a formação do aluno quanto o processo de supervisão.
SUPERVISÃO EM SERVIÇO SOCIAL
A supervisão faz parte integrante do projeto de formação profissional, ou seja, de um projeto de profissão que pretende uma dada intervenção na realidade social. Enquanto processo pedagógico deverá estar voltado para a preocupação com a aprendizagem. O exercício da supervisão, em relação à participação na formação profissional, tem sido identificado a partir de traços voluntaristas, que se realiza a partir do desejo do profissional em contribuir para a formação profissional. Não é identificado como inerente às atividades profissionais, mas percebido como uma atividade a mais nas atribuições profissionais, comumente descritas como “sobretrabalho” e tendo como característica sua realização de forma assistemática. No momento em que entendemos o processo de supervisão como inerente ao trabalho do assistente social, como uma de suas competências e atribuições, que exige os mesmos investimentos e dedicação das demais frentes de trabalho, que deverá comportar as mesmas diretrizes e lógicas, não podemos concordar que seja identificado com características voluntaristas e assistemáticas.
Pensar o