Competência profissional: dimensões do processo de supervisão de estágio
Alzira Maria Baptista Lewgoy
Dimensão ético-política: desafios e reafirmação de compromissos
Pauta cotejada pelas exigências do contexto social, político, econômico e educacional e por desafios de respostas profissionais. Que exige cada vez mais um profissional qualificado, para atender as diversas demandas apresentadas pelos usuários. A formação do profissional de Serviço Social não pode estar pautada somente nas demandas colocadas pelo mercado de trabalho, que tornam a atuação do assistente social imposta pelos interesses do próprio modo de produção capitalista, tais demandas apresentadas pelo mercado têm de ser considerada, mas o profissional deve atuar de maneira crítica-investigativa, buscando garantir o acesso aos direitos dos usuários dos seus serviços.
O espaço de supervisão.
É significativo por não permanecer no plano discursivo, incompatível com a dimensão interventiva da profissão. A escuta está em consonância com as três dimensões. A construção do conhecimento implica a ação partilhada, já que é por meio das outros relação entre os sujeitos, objetos de conhecimento são estabelecidos. Para que a ética operacionaliza como saber ontológico é necessário que se conserve sua perspectiva totalizante, crítica capaz de desmistificar de ser e de pensar.
Dimensão teórico-metodológica: alicerce em construção
Do ponto de vista da dimensão teórico-metodológica o processo de supervisão tem a teoria crítica como alimento. Em suma reforça a importância de que todos os agentes do processo de formação profissional mantêm uma permanente postura investigativa tendo por base o conhecimento teórico e técnico. É importante destacar também que os professores necessitam de constante qualificação. Desse modo, é fundamental que os supervisores conheçam o projeto-pedagógico do curso a qual pertence o aluno, bem como os planos das disciplinas de estágio, buscando sempre vincular os conceitos