Competição e poder de mercado
Palavras – chave:
Mercados Competitivos Poder de mercado Discriminação de preço
Idéias básicas abordadas:
Idéia 9: Há mercados quando compradores e vendedores interagem. Essa interação determina os preços de mercado e, portanto, aloca bens e serviços escassos. Idéia 10: Os preços emitem sinais e provêem incentivos aos compradores e vendedores. Quando a oferta ou a demanda mudam, os preços de mercado se ajustam, afetando os incentivos.
A competição regula os mercados
A competição regula os mercados porque os vendedores têm a responsabilidade de satisfazer os desejos dos compradores. Os vendedores mais eficientes (com menores custos) são recompensados com retornos iguais aos seus custos de oportunidade.
Preços e custos marginais são diretamente relacionados. Em mercados competitivos a elevação de preços causada por mudanças na oferta é o resultado do aumento dos custos marginais. Um aumento da demanda que resulta em um aumento de preços indica a disposição dos compradores em arcar com custos de oportunidade mais altos de um bem ou serviço. Preços mais altos que ocorrem devido à redução na oferta indicam que as empresas estão se deparando com custos de oportunidade mais altos (em razão de preços mais altos para os insumos necessários para a produção ou a existência de alternativas mais lucrativas de produção)
Poder de mercado
Há poder de mercado quando um comprador ou vendedor tem a capacidade de influenciar o preço de um produto. As estruturas de mercado variam das mais competitivas até aquelas que possuem forte poder de mercado.
Mercados competitivos
São caracterizados pelo livre acesso, ou seja, não há impedimentos significativos para entrada e saída de empresas. Nesses mercados há um grande número de vendedores e de compradores, de modo que nenhum deles individualmente pode influenciar o preço de mercado. Além disso, não há diferenças