Comercializa ao de energia
Em 1984, Jones e Cockeril faziam a seguinte afirmação sobre a indústria de energia elétrica:
“O fornecimento de eletricidade normalmente é controlado por único fornecedor, e essa indústria é referida como um monopólio natural.
Economias de escala na produção e distribuição de eletricidade idade tão significativa a tornar a duplicação das instalações de fornecimento a consumidores individuais não rentáveis.
O resultado é que a eletricidade em toda a palavra é fornecida por uma monopolista, outras privadas ou propriedade publicas.”
FATORES
Fatores tecnológicos, políticos e econômicos levaram a possibilidade de modelos competitivos na indústria de energia elétrica
Fatores Tecnológicos
- Tecnologias importadas das ciências dos materiais dos programas espaciais permitiram a construção de turbinas mais eficientes. O rendimentos das turbinas à gás passou de 20% a 22% para 45% a 55%.
- Tecnologia de exploração de exploração de petróleo em águas profundas que viabilizaram as campos de Produção no mar do norte entre a Inglaterra e a Noruega. Gás natural em abundância: Preços declinantes e proibições a queima do gás natural nos países ocidentais foram abandonadas.
Fatores Econômicos
- Unidades geradoras menores e mais baratas.
- Economia de escala ( um dos principais fatores para existência de monopólio naturais ) deixa de ser relevante na industria de energia elétrica.
Fatores Políticos
Neo liberalismo econômicos implantado por Margareth Tatcher ( no reino unido ) e Ronald Reagan ( EUA ).
OBJETIVOS DAS REFORMAS EFETIVADAS NA INDÚSTRIA DE ENERGIA ELÉTRICA
- Ampliar a eficiência, através da introdução da competição;
- Garantir a expansão;
- Reduzir a dívida pública.
CARACTERÍSTICA BÁSICA DA INDÚSTRIA DE ENERGIA ELÉTRICA
- Capital intensivo;
- Ativos específicos;
- Produto essencial.
SEGMENTO DAS ATIVIDADES
- Geração: Competição pode ser estabelecida; Papel do estado: Criar ambiente